Durante toda a temporada, o Nielsen (o Ibope americano) marca os
números de audiência de todas as séries da televisão aberta no país,
usando, para isso, um sistema que foca os adultos de 18 a 49 anos, alvo
dos anunciantes — a tão falada "demo".
Para anunciantes e, por
consequência, para os canais, este é o número mais importante por
representar seu público-alvo — um número que importa mais do que a
audiência absoluta, medida em milhões de telespectadores.
Agora,
você sabe qual série mais cresceu na audiência demo (a porcentagem de
adultos da faixa etária escolhida pelo sistema de medidas) durante o
ciclo 2012-2013? Por incrível que pareça, é a CW — cujos números
absolutos ficam lá embaixo — que mais tem a comemorar nesse quesito de
crescimento de público-alvo.
A Vulture
organizou um gráfico com as porcentagens de quanto cada série ganhou ou
perdeu em seu público específico em relação ao ano anterior (ou seja,
séries estreantes não entram na lista). Em primeiro lugar está Supernatural, com um aumento de 22% entre o público-alvo de 18 a 49 anos.
Vale
comentar que a série não é a grande campeã em milhões de espectadores
ou mesmo a que tem o maior número na demo entre os canais abertos —
longe disso. No entanto, sua parceria com Arrow trouxe um aumento significativo semana após semana entre os adultos de 18 a 49 anos.
A título de curiosidade, vale comentar que o reality show Shark Tank ficou em 2º lugar (crescimento de 17%) e, em terceiro, Vampire Diaries (alta de 15%). Na ponta dos perdedores, Touch aparece em último lugar, com perda de 64% do público medido pela demo em relação à sua temporada anterior. Em penúltimo está Smash (-58%), outra série que ficou no caminho do cancelamento.
Acesse o site da Vulture e clique na imagem para conferir a lista completa, com mais dezenas de séries.
Nenhum comentário:
Postar um comentário